OFICINAS DE SEGUIDOR DE LINHA


Robôs autônomos são máquinas inteligentes capazes de realizar tarefas sem controle humano contínuo e explícito sobre seus movimentos. Seguidores de linha, como o nome sugere, constituem uma classe de robôs autônomos que identificam e percorrem uma trilha, normalmente caracterizada por uma linha de dimensões bem definidas. A conclusão de um percurso e sucesso do projeto depende, é claro, de uma boa estrutura física e de tomadas de decisões que respondam aos diferentes tipos de trajetória que o robô possa enfrentar. Clique aqui para assistir um vídeo explicativo sobre robôs seguidores de linha.

Com o objetivo de auxiliar os estudantes na criação e no desenvolvimento de robôs seguidores de linha, o PETEE promove Oficinas de Robôs Seguidores de Linha nas versões 1.0 e 2.0, além de disponibilizar materiais para auxiliar no estudo dos passos básicos e relevantes na criação desse tipo de robô. A Oficina 1.0 também é disponibilizada na modalidade online.

O que você verá neste curso:

Programação em Arduino

Eletrônica

Técnicas de controle básicas

Confecção de placas

Não é necessário ter conhecimento técnico para participar das oficinas. Para particiar da Oficina 2.0, recomendamos que já tenha participado da 1.0. Assista à Oficina 1.0 online e faça o download dos materias cliclando nos botões abaixo.

Videoaulas

Com os objetivos de aumentar a versatilidade e de atingir maiores públicos, nós promovemos também a Oficina 1.0 na modalidade online, por meio da playlist no youtube acima.

Apostila 1.0

Para os estudantes que desejarem um estudo mais aplicado, desenvolvemos duas apostilas para referência nos estudos. Na primeira, ensinamos a como construir seu primeiro robô seguidor de linha autônomo.

Apostila 2.0

Na segunda apostila, ensinamos a melhorar seu projeto com técnicas de controle mais avançadas.

MINICURSO DE MATLAB


O nome MATLAB vem de Matrix Laboratory (Laboratório de Matrizes), já que foi inicialmente construído para operações e procedimentos matriciais. Hoje, sua utilização e sua funcionalidade vão muito além disso. É um software interativo de alta performace, utilizado amplamente em diversas áreas, inclusive na engenharia. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais, construção de gráficos, simulações e muito mais. Tudo isso em um ambiente de fácil uso, que atende do usuário básico ao mais avançado.

Com o objetivo de apresentar os conceitos básicos utilizados no MATLAB, o PETEE UFMG promove este minicurso nas modalidades presencial e online, além de disponibilizar materiais para estudo.

O que você verá neste curso:

Ambiente de trabalho

Estrutura de dados

Comandos e funções

Operadores

Controle de fluxo

Scripts

Gráficos

Polinômios

Introdução ao Simulink

Resoluções de exercícios

Não é necessário conhecimento prévio em MATLAB para participar. Clique aqui para instalar o software. Para adquirir uma licença do MATLAB, recomendamos a procura de departamentos ou laboratórios da sua universidade que disponibilizem a licença a estudantes. Assista ao curso online e faça o download dos materias cliclando nos botões abaixo.

Videoaulas

Com os objetivos de aumentar a versatilidade e de atingir maiores públicos, nós promovemos também o minicurso na modalidade online, por meio da playlist no youtube acima.

Apostila

Para os estudantes que desejarem um estudo mais aplicado, desenvolvemos uma apostila para referência nos estudos. Nela, o conteúdo é descrito em mais detalhes e são propostos alguns exercícios com solucionário.

Slide

O slide usado durante os cursos presencial e online também está disponível para download.

MINICURSO DE WEB DESIGN


Sites são essenciais para qualquer empresa ou inciativa. Mas o desenvolvimento web como um todo envolve várias ferramentas e ser capaz de criar e de modificar um site em seus aspectos estéticos e funcionais são habilidades que podem definir um Web Designer. Essa parte do desenvolvimento é chamada de front-end, em que o projetista é capaz de criar um site estático completo, fazendo uso de ferramentas como HTML, CSS e JavaScript.

Com o objetivo de apresentar os conceitos essenciais para o Web Design, o PETEE UFMG promove este minicurso, além de disponibilizar materiais para estudo.

O que você verá neste curso:

HTML

CSS

JavaScript

Ferramentas Git

Bootstrap

JQuery

Não há pré-requisitos para participar do curso, recomenda-se apenas a instalação de um bom editor de texto e de um navegador. Além disso, noções de programação e de edição de imagem podem complementar as habiliades desenvolvidas durante o curso. Este não é, entretanto, um curso voltado para programação. Para os estudantes que também desejam aprender a programar, oferecemos o Minicurso de Python.

Pasta

Para fazer os exercícios propostos no material, é necessário baixar e descompactar o arquivo .zip que pode ser baixado clicando o botão abaixo. A pasta será seu site e é fundamental para o acompanhamento do curso.

Slide

O slide usado durante o curso presencial também está disponível para download.

MINICURSO DE PYTHON


As linguagens de programação podem ser entendidas como intermediárias entre usuários (programadores) e computadores. Elas são artifícios utilizados para passar instruções para máquinas, isto é, programar. Essas instruções são passadas por meio de códigos, rotinas, scripts ou outros arquivos. Elas também exigem o cumprimento de regras, como pontuações adequadas, palavras chaves e até mesmo identação (como é o caso em Python). Essas regras são conhecidas como sintaxe e variam dependendo da linguagem.

Python é uma linguagem de programação de propósito geral, multiparadigma e de alto nível, com uma sintaxe elegante e tipagem dinâmica. Pela sua capacidade e abrangência, pode ser facilmente moldada de acordo com a aplicação, como desenvolvimento web, robótica, desenvolvimento de aplicativos, etc.

Com o objetivo de apresentar os conceitos básicos utilizados na programação e a as características da linguagem, o PETEE UFMG promove o minicurso de Python, além de disponibilizar materiais para estudo.

O que você verá neste curso:

Estrutura de dados

Comandos e funções

Operadores

Controle de fluxo

Estruturas de dados compostas

Tratamento de exceções

Introdução à orientação a objetos

Pacotes

É necessário ter o Python instalado para participar do minicurso (o download pode ser feito neste link). Também recomendamos a instalação de alguma IDE ou o próprio IDLE que vem por padrão junto com a instalação. Instruções detalhadas podem ser encontradas na apostila.

Videoaulas

Com os objetivos de aumentar a versatilidade e de atingir maiores públicos, nós promovemos também o minicurso na modalidade online, por meio da playlist no youtube acima.

Apostila

Para os estudantes que desejarem um estudo mais aplicado, desenvolvemos uma apostila para referência nos estudos. Nela, o conteúdo é descrito em mais detalhes e são propostos alguns exercícios com solucionário.

Slide

O slide usado durante o curso presencial também está disponível para download.

MINICURSO DE LATEX


LaTeX é um conjunto de macros para o software de diagramação de textos TeX. Muito utilizado na produção de textos técnicos e científicos, o LaTeX é um software livre indicado para quem deseja elevar a qualidade e produtividade no desenvolvimento de TCCs, relatórios, artigos, livros, apostilas, etc.

Com o objetivo de ensinar não só aos estudantes de engenharia, mas qualquer pessoa interessada em aprender a utilizar o LaTeX, o PETEE UFMG promove este minicurso para apresentar os conceitos básicos e relevantes na produção de textos utilizando essa ferramenta.

O que você verá neste curso:

O que é LaTeX

Estruturação do arquivo de texto

Utilização de classes e modelos

Comandos e formas de exibição

Equações, figuras e tabelas

Referências e bibliografias

Não é necessário conhecimento prévio em LaTeX para participar. Durante o curso, utilizamos o editor de texto online Overleaf, portanto não é necessário fazer o download de nenhum editor. No entanto, se desejar, o estudante pode baixar e utilizar IDEs para o mesmo propósito.

Videoaulas

Com os objetivos de aumentar a versatilidade e de atingir maiores públicos, nós promovemos também o minicurso na modalidade online, por meio da playlist no youtube acima.

Pasta

Para fazer os exercícios propostos no slide, é necessário baixar o arquivo .zip clicando o botão abaixo. Esse arquivo deverá ser usado no Overleaf na criação de um novo projeto.

Apostila

Para os estudantes que desejarem um estudo mais aplicado, desenvolvemos uma apostila para referência nos estudos. Nela, o conteúdo é descrito em mais detalhes.

Slide

O slide usado durante o curso também está disponível para download. Nele estão alguns exercícios sugeridos para se fazer usando o arquivo .zip.

MINICURSO DE EXCEL


O famoso programa desenvolvido pela Microsoft é usado em diversas aplicações financeiras, de gestão, de engenharia, de análise e de interpretação de dados. Criar planilhas práticas, bonitas e úteis é uma habilidade essencial tanto para vida profissional quanto para a pessoal.

Com o objetivo de ensinar não só aos estudantes de engenharia, mas qualquer pessoa interessada em aprender a utilizar o Excel, o PETEE UFMG promove este minicurso para apresentar conceitos relevantes na produção de planilhas utilizando essa ferramenta.

O que você verá neste curso:

Interface

Formatação e Aparência

Gráficos

Funções

Classificação e Filtragem de Dados

Tabelas e Gráficos Dinâmicos

Não é necessário conhecimento prévio em Excel para participar, no entanto, é necessário o programa instalado. Você pode obter uma licença do pacote Office 365 Education com seu e-mail institucional ou pode procurar seu departamento ou laboratório para adquirir outra licença.


Apostila

Para os estudantes que desejarem um estudo mais aplicado, desenvolvemos uma apostila para referência nos estudos. Nela, o conteúdo é descrito em mais detalhes e são propostos alguns exercícios com solucionário.

APOSTILA DE ROS


O ROS é uma ferramenta estado da arte no desenvolvimento de soluções na robótica. Devido ao seu funcionamento por meio de nós e tópicos, ele permite que sistema opere com diferentes programas e até diferentes máquinas se comunicando para a execução de uma tarefa.

Com o objetivo de ensinar os interessados por robótica a usar o ROS, bem como auxiliar no ensino dela nas disciplinas da UFMG, o grupo PETEE disponibiliza este material que ensina desde a instalação e preparação do ambiente Linux com o ROS até o uso de simuladores.

O que você verá neste material:

Introdução ao Linux

O que é ROS

Nós e Tópicos

Serviços e Parâmetros

Stage, RViz e Gazebo

CoppeliaSim

Recomenda-se conhecimentos de Python e de Matlab para iniciar os estudos em simulações robóticas.


Apostila

O material desenvolvido econtra-se na forma de apostila. Faça o download dela clicando no botão abaixo.

Repositório

Para melhorar a portabilidade dos códigos apresentados na apostila, eles estão organizados dentro de um repositório público no GitHub. Acesse o link abaixo para baixar os códigos.

MATERIAL DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS


Saber produzir conteúdos virtuais é essencial para o sucesso de seus produtos e iniciativas. Esses conteúdos envolvem desde a edição de vídeos até o conhecimento para se fazer uma transmissão ao vivo. Com esses conhecimentos, por exemplo, é possível promover cursos virtuais em duas modalidades: cursos por videoconferências e cursos por videoaulas. Ou até integrá-los em seu projeto.

Tendo em vista esse cenário, acrescido da necessidade ainda maior de conteúdos virtuais durante o isolamento social, o grupo PETEE preparou materiais com tutoriais sobre esse tema. O objetivo desses materiais é auxiliar na produção de vídeos para aulas, cursos e projetos pessoais.

O que você verá neste material:

Edição de Vídeos

Plataformas de Videoconferências

Plataformas de Transmissão

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para o estudo desse material. Nele, citamos várias plataformas e programas. Você pode ter acesso a eles aqui:

Shotcut

Skype

Microsoft Teams (integrado ao Office 365 Education)

OBS Studio

Conferência Web

Neste vídeo ensinamos você a como usar e algumas ferramentas úteis da plataforma Conferência Web. Você pode usá-la, por exemplo, para fazer a apresentação do seu TCC, sua defesa de Mestrado, etc.

Slide

Devido a grande demanda por esse material em decorrência das necessidades de adaptação para conteúdos virtuais, disponibilizamos uma versão preliminar do material no botão abaixo.