Ano 2025


Em 2025, o PETEE na Escola realizou uma série de sete iniciativas educacionais: Oficina de capacitação para o professor Joilson do IFAM, Evento Pé no Campus Mente no Futuro com o CRAS Santa Rosa, Oficina no IFMG de Conselheiro Lafaiete, Oficina no Coltec, Oficina na Escola Santa Amélia, Projeto UFMG na Rua e Oficina no IFNMG de Diamantina. Cada atividade teve como foco aproximar os estudantes do universo da engenharia por meio de experiências práticas e envolventes. Protótipos robóticos, como o robô seguidor de linha, foram utilizados para ilustrar de forma lúdica os conceitos de eletrônica, programação e raciocínio lógico, promovendo uma aprendizagem ativa e inspiradora.

Ações

🔹 Treinamento Joilson IFAM

No dia 19 de fevereiro de 2025, o PETEE realizou sua primeira atividade no formato de Capacitação Docente. A ação contou com a participação do professor Joilson, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que procurou o grupo em busca de formação complementar. Em um ambiente colaborativo e voltado à troca de experiências, foi ministrada uma oficina sobre o robô seguidor de linha, com o objetivo de transmitir ao professor os conhecimentos necessários para que ele possa replicar o conteúdo junto aos seus alunos. A iniciativa reforça a relevância da difusão do conhecimento, demonstrando como uma atividade realizada em Belo Horizonte pode gerar impacto educacional em diferentes regiões do país, ampliando o alcance da Engenharia e incentivando a formação de novos estudantes.

🔹 Pé no campus, mente no futuro: CRAS Santa Rosa

No dia 20 de março de 2025, em parceria com o CRAS Santa Rosa, o PETEE na Escola realizou uma visita guiada à Escola de Engenharia da UFMG com adolescentes de 13 a 18 anos, apresentando-lhes as possibilidades da universidade pública e incentivando a continuidade dos estudos. A programação incluiu uma apresentação sobre o PETEE na Escola e seus impactos, uma introdução às unidades da UFMG e visitas às equipes Avant e Fórmula UFMG, onde os jovens acompanharam demonstrações práticas e conheceram ambientes de desenvolvimento tecnológico. No dia 27 de março de 2025, no segundo encontro, os participantes visitaram a iniciativa Equalizar, que apresentou suas ações voltadas à democratização do acesso à educação. Em seguida, conheceram a Fórmula Tesla, o Laboratório de Sistemas de Computação e Robótica (CORO) e a equipe Uai Sô Fly, vivenciando de perto processos de pesquisa, prototipagem e desenvolvimento de carros, aviões e robôs experimentais. No dia 15 de maio de 2025, o terceiro e último dia foi dedicado a uma oficina prática realizada no CRAS, na qual os jovens montaram um robô desviador de objetos, passando pelas etapas de explicação teórica, apresentação dos componentes, montagem e testes. A atividade proporcionou participação ativa e integração do grupo.

🔹 Oficina no IFMG Conselheiro Lafaiete

No dia 28 de março de 2025, o PETEE realizou uma oficina no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Conselheiro Lafaiete, proporcionando aos estudantes do Ensino Médio uma experiência prática e divertida no universo da robótica. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a montar robôs seguidores de linha, incentivando o interesse em competições da área. Além de promover os projetos desenvolvidos pelo grupo, o evento se destacou por integrar diferentes cursos e disciplinas, criando um ambiente de colaboração e compartilhamento de ideias.

🔹 Oficina no COLTEC

Nos dias 24 e 27 de julho de 2025, o PETEE realizou a Oficina de Robôs Seguidores de Linha no Coltec (Colégio Técnico da UFMG), atividade direcionada a estudantes do ensino médio com diferentes níveis de conhecimento sobre robótica. Em um ambiente acolhedor e participativo, foram introduzidos conceitos fundamentais de robótica, programação e eletrônica, de maneira integrada e orientada à prática. Durante a oficina, os alunos acompanharam uma breve apresentação teórica e, em seguida, montaram seus próprios robôs seguidores de linha com o apoio dos monitores do PETEE. O entusiasmo demonstrado pelos participantes se mostrou evidente ao observarem o funcionamento dos protótipos construídos. A atividade proporcionou um contato significativo com o universo da Engenharia, estimulando a curiosidade e ampliando as perspectivas acadêmicas dos jovens envolvidos.

🔹 Oficina na Escola Municipal Lídia Angélica

No dia 5 de setembro de 2025, o PETEE realizou a Oficina de Robôs Desviadores de Obstáculos na Escola Municipal Lídia Angélica, em parceria com o projeto Mentes Espaciais na Escola. A atividade foi direcionada a estudantes do ensino fundamental I, entre 9 e 11 anos, utilizando abordagens lúdicas para introduzir conceitos de tecnologia de forma acessível e envolvente. Em um ambiente dinâmico e acolhedor, os alunos acompanharam uma apresentação introdutória sobre engenharia aeroespacial, incluindo conceitos importantes e fatos interessantes, além de um Quiz para os alunos se divertirem enquanto testam o que aprenderam durante a apresentação. Em seguida, participaram da montagem dos robôs desviadores de obstáculos com o apoio dos monitores do PETEE. O entusiasmo das crianças ficou evidente durante os testes finais dos protótipos, marcando um contato inicial significativo com a robótica e estimulando sua curiosidade pela área.

🔹 UFMG na Rua

No dia 18 de outubro de 2025, o PETEE participou do evento UFMG nas Ruas em Belo Horizonte, realizado na Praça da Liberdade. Em um estande interativo voltado ao público de todas as idades, os petianos explicaram o funcionamento do programa e demonstraram protótipos desenvolvidos na UFMG, por exemplo, motor de corrente contínua, drawdio e os robôs seguidor de linha, desviador de obstáculos, sumô e equilibrista, convidando crianças, jovens e adultos a interagirem com experiências de engenharia elétrica. Ademais, por meio de uma colaboração com a equipe Fênix da UFMG, houve a apresentação de um protótipo de foguete e dos trabalhos desenvolvidos pela equipe. A atividade teve caráter pedagógico e social, alinhando-se ao objetivo do evento de popularizar a produção científica e aproximar a universidade da sociedade, tornando conceitos de ciência e tecnologia acessíveis a toda a comunidade. O entusiasmo dos participantes, sobretudo das crianças, evidenciou o sucesso da iniciativa, que proporcionou um primeiro contato prático com ideias de robótica e eletrônica, ampliando as perspectivas acadêmicas dos envolvidos.

🔹 IFNMG Diamantina

No dia 6 de novembro de 2025, o PETEE ampliou seu alcance ao realizar atividades no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Diamantina. Pela manhã, um grupo de petianos apresentou, de forma animada e interativa, três protótipos desenvolvidos pelo PETEE, o drawdio e os robôs equilibrista e desviador de obstáculos, aos estudantes do ensino médio. O interesse dos jovens ficou evidente nas perguntas e na intensa participação durante as demonstrações. No período da tarde, foi ministrada uma oficina de robô seguidor de linha para alunos do terceiro ano, que, motivados pela mostra de protótipos, acompanharam as etapas da construção com entusiasmo e celebraram o funcionamento de suas próprias criações. A atividade proporcionou um primeiro contato prático com conceitos fundamentais da Engenharia, apresentando de maneira simples e acessível os princípios por trás da eletrônica, da robótica e de seus componentes.

Parcerias

🔹Curso na Fundação Torino

O programa de ensino para estudantes do ensino médio da Fundação Torino é baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com foco no desenvolvimento e construção de um robô sumô. O curso orienta os alunos a criar uma proposta conceitual, definir projetos de engenharia e implementar um protótipo funcional, utilizando a cultura Maker (Do It Yourself - D.I.Y). Os alunos são os principais responsáveis pela construção dos robôs, aplicando conceitos teóricos como levantamento de requisitos, projeto eletroeletrônico e desenvolvimento de software. A competição CoRA (Competição de Robôs Autônomos) é o foco do projeto, onde os robôs devem competir contra outros para se manter na arena enquanto tenta empurrar o adversário para fora.

-->