Ano 2024


Em 2024, o PETEE na Escola realizou seis atividades principais: Ação Jovem, Oficina no Coltec, Oficina no IFMG Ibirité, Palestra no CITEC, Palestra no Colégio Santa Maria e Curso na Fundação Torino. As atividades destacaram-se pela integração de teoria e prática, com demonstrações de protótipos robóticos, como o robô seguidor de linha, e a aplicação de conceitos de engenharia, eletrônica e programação, utilizando uma abordagem prática e interativa para engajar estudantes de diferentes idades e níveis de ensino.

Visitas

🔹 Ação Jovem

No dia 10 de maio de 2024, o PETEE participou do evento Ação Jovem, promovido pela iniciativa Engenharia Solidária, direcionado a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Em um ambiente acolhedor e dinâmico, foram apresentados protótipos desenvolvidos na UFMG, como o carrinho seguidor de linha e o robô desviador de obstáculos, utilizando estratégias interativas para engajar as crianças. O entusiasmo e a curiosidade demonstrados pelas crianças evidenciaram o sucesso da atividade, que proporcionou um primeiro contato significativo com a robótica e a Engenharia, ampliando as perspectivas acadêmicas e profissionais de todos os envolvidos.

🔹 Oficina no Coltec

No dia 12 de junho de 2024, o PETEE realizou uma oficina de robô seguidor de linha no Coltec (Colégio Técnico da UFMG), oferecendo aos estudantes do Ensino Médio uma experiência prática e interativa no universo da robótica. A oficina também incluiu uma parte avançada, onde os alunos exploraram ferramentas CAD para modelagem digital e operaram equipamentos CNC, integrando conceitos de design e fabricação. O evento incentivou a participação dos alunos na Competição de Robôs Autônomos do PETEE, onde muitos desenvolveram projetos independentes.

🔹 Oficina no IFMG Ibirité

No dia 6 de setembro de 2024, o PETEE visitou o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ibirité e ministrou a tradicional oficina de robô seguidor de linha. A atividade foi direcionada a alunos do ensino técnico e superior. Por isso, foi feita uma revisão de conceitos básicos de elétrica e eletrônica para nivelar o conhecimento dos participantes. Em seguida, foram explicados o funcionamento dos dispositivos utilizados e o código-fonte gravado no microcontrolador do robô. Na parte prática, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos na montagem do robô, seguindo as orientações fornecidas pelo PETEE sobre as conexões elétricas.

🔹 Palestra no CITEC

No dia 7 de novembro de 2024, o PETEE participou como ministrante da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia (CITEC) da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta. Durante o evento, o grupo apresentou suas iniciativas em tecnologia, engenharia e robótica, utilizando recursos visuais, como slides e imagens, além de realizar demonstrações práticas de protótipos robóticos desenvolvidos com materiais recicláveis. A atividade despertou o interesse dos estudantes por ciência e tecnologia, apresentando a produção acadêmica da UFMG de maneira acessível e inspiradora.

🔹 Palestra no Colégio Santa Maria

No dia 24 de outubro de 2024, o PETEE participou como ministrante de um projeto anual de Ecologia Integral promovido pelo Colégio Santa Maria Minas, Unidade Betim, direcionado a crianças. O tema central foi a sustentabilidade aplicada à robótica. Por meio de uma palestra lúdica, o grupo apresentou o PETEE e explorou a criação de brinquedos e brincadeiras sustentáveis, utilizando materiais recicláveis. O evento seguiu um formato de seminário interativo, adaptando-se ao público infantil com uma didática simples e divertida.

Parcerias

🔹Curso na Fundação Torino

O programa de ensino para estudantes do ensino médio da Fundação Torino é baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com foco no desenvolvimento e construção de um robô seguidor de linha para competição. O curso, com duração de 40 horas, orienta os alunos a criar uma proposta conceitual, definir projetos de engenharia e implementar um protótipo funcional, utilizando a cultura Maker (Do It Yourself - D.I.Y). Os alunos são os principais responsáveis pela construção dos robôs, aplicando conceitos teóricos como levantamento de requisitos, projeto eletroeletrônico e desenvolvimento de software. A competição CoRA (Competição de Robôs Autônomos) é o foco do projeto, onde os robôs devem seguir uma pista demarcada, superando obstáculos. O objetivo é integrar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando uma experiência "mão na massa" em engenharia.

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