Em 2024, o PETEE na Escola realizou seis atividades principais: Ação Jovem, Oficina no Coltec, Oficina no IFMG Ibirité, Palestra no CITEC, Palestra no Colégio Santa Maria e Curso na Fundação Torino. As atividades destacaram-se pela integração de teoria e prática, com demonstrações de protótipos robóticos, como o robô seguidor de linha, e a aplicação de conceitos de engenharia, eletrônica e programação, utilizando uma abordagem prática e interativa para engajar estudantes de diferentes idades e níveis de ensino.
No dia 10 de maio de 2024, o PETEE participou do evento Ação Jovem, promovido pela iniciativa Engenharia Solidária, direcionado a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Em um ambiente acolhedor e dinâmico, foram apresentados protótipos desenvolvidos na UFMG, como o carrinho seguidor de linha e o robô desviador de obstáculos, utilizando estratégias interativas para engajar as crianças. O entusiasmo e a curiosidade demonstrados pelas crianças evidenciaram o sucesso da atividade, que proporcionou um primeiro contato significativo com a robótica e a Engenharia, ampliando as perspectivas acadêmicas e profissionais de todos os envolvidos.
No dia 12 de junho de 2024, o PETEE realizou uma oficina de robô seguidor de linha no Coltec (Colégio Técnico da UFMG), oferecendo aos estudantes do Ensino Médio uma experiência prática e interativa no universo da robótica. A oficina também incluiu uma parte avançada, onde os alunos exploraram ferramentas CAD para modelagem digital e operaram equipamentos CNC, integrando conceitos de design e fabricação. O evento incentivou a participação dos alunos na Competição de Robôs Autônomos do PETEE, onde muitos desenvolveram projetos independentes.
No dia 6 de setembro de 2024, o PETEE visitou o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ibirité e ministrou a tradicional oficina de robô seguidor de linha. A atividade foi direcionada a alunos do ensino técnico e superior. Por isso, foi feita uma revisão de conceitos básicos de elétrica e eletrônica para nivelar o conhecimento dos participantes. Em seguida, foram explicados o funcionamento dos dispositivos utilizados e o código-fonte gravado no microcontrolador do robô. Na parte prática, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos na montagem do robô, seguindo as orientações fornecidas pelo PETEE sobre as conexões elétricas.
No dia 7 de novembro de 2024, o PETEE participou como ministrante da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia (CITEC) da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta. Durante o evento, o grupo apresentou suas iniciativas em tecnologia, engenharia e robótica, utilizando recursos visuais, como slides e imagens, além de realizar demonstrações práticas de protótipos robóticos desenvolvidos com materiais recicláveis. A atividade despertou o interesse dos estudantes por ciência e tecnologia, apresentando a produção acadêmica da UFMG de maneira acessível e inspiradora.
No dia 24 de outubro de 2024, o PETEE participou como ministrante de um projeto anual de Ecologia Integral promovido pelo Colégio Santa Maria Minas, Unidade Betim, direcionado a crianças. O tema central foi a sustentabilidade aplicada à robótica. Por meio de uma palestra lúdica, o grupo apresentou o PETEE e explorou a criação de brinquedos e brincadeiras sustentáveis, utilizando materiais recicláveis. O evento seguiu um formato de seminário interativo, adaptando-se ao público infantil com uma didática simples e divertida.
O programa de ensino para estudantes do ensino médio da Fundação Torino é baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com foco no desenvolvimento e construção de um robô seguidor de linha para competição. O curso, com duração de 40 horas, orienta os alunos a criar uma proposta conceitual, definir projetos de engenharia e implementar um protótipo funcional, utilizando a cultura Maker (Do It Yourself - D.I.Y). Os alunos são os principais responsáveis pela construção dos robôs, aplicando conceitos teóricos como levantamento de requisitos, projeto eletroeletrônico e desenvolvimento de software. A competição CoRA (Competição de Robôs Autônomos) é o foco do projeto, onde os robôs devem seguir uma pista demarcada, superando obstáculos. O objetivo é integrar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando uma experiência "mão na massa" em engenharia.